Decoração de apartamento pequeno: 40 m² muito bem aproveitados.

Uma metragem reduzida nem sempre é empecilho para criar ambientes confortáveis e lindos – basta saber trabalhar o layout! Esse é o mote que sugerimos no desenvolvimento do bem bolado projeto para apartamento s decorados tirarando o melhor proveito da planta do imóvel, que é pequenina, apostando em integração e em soluções espertas a fim de aguçar a sensação de amplitude. Cada elemento – espelho, revestimento de madeira, paleta suave com toques de cor – é bem utilizado para fazer o espaço render e proporcionar aconchego e bem-estar.

Recursos para ampliar

º Espelho é infalível na multiplicação de espaço. Na sala, ele ocupa toda a parede do sofá. E a ideia fica ainda melhor com os quadros colados com dupla-face diretamente nele, formando uma galeria de fotos.

º Do outro lado, um painel aquece o ambiente e oculta a fiação da TV – uma fita de LED faz o arremate. A mesma madeira vai para o corredor, e o rack azul alegra a decoração.

º A varanda integrada e envidraçada fez com que se prolongasse o estar, criando uma área de bar, com banco e mesa lateral. Usado ali novamente, o espelho duplica a área.

º Integração é a chave do projeto. Sem barreiras, cozinha, jantar e estar ocupam de forma setorizada a área de quase 15 m². Com o mesmo propósito de união e de criação de ambientes sociais, a varanda começa na sala e se estende até o dormitório, que é totalmente isolado para proporcionar privacidade aos moradores.

A cozinha é destaque na ala social

º Absolutamente inserida nas salas, ela foi pensada para atrair os olhares. Trabalhar com cinza e branco e usar pontos laqueados de azul, o mesmo no rack, amarrando a decoração.

º O jantar é outra atração. O sofá pode se estende até a mesa, oferecendo mais assentos. Dessa forma, foram acrescentadas apenas três cadeiras. Além disso, o sofá ainda cumpre a função de estante, já que em sua base foram projetados nichos.

Tudo em nome do conforto

º Seguindo a linguagem de todo apartamento, o quarto tem acabamentos claros, mas marcantes. O papel de parede de estampa delicada divide espaço com um espelho instalado de ponta a ponta, que possui fitas de LED nas bordas, gerando uma luz suave para a noite. Em frente à cama, o painel de madeira, no mesmo estilo usado na sala, imprime mais aconchego.

º A varanda do dormitório, extensão da que vem da sala, tem neste cantinho uma poltrona para garantir os bons momentos de descanso, leitura e relaxamento.

º O único banheiro do imóvel tinha de ser especial, já que cumpre também a função de lavabo para as visitas. Ele segue com a linha de revestimentos em tons neutros e conta também com um projeto de iluminação indireta, responsável por deixar o clima mais agradável.