MÓVEIS MODULADOS: TUDO O QUE VOCÊ QUERIA SABER!

Diferentemente dos móveis sob medida, os móveis modulados são peças pré-fabricadas e que podem ser encaixadas formando, assim, o mobiliário da cozinha, do quarto e assim por diante.

Mais econômicos e fáceis de serem encontrados, eles são a principal escolha de quem deseja decorar sem gastar muito ou ainda para quem pretende decorar imóveis alugados, por exemplo.

Se você está em busca de móveis modulados, mas não sabe muito bem como escolhê-los ou combiná-los com a sua decoração, continue a leitura e veja as dicas super bacanas que separamos!

Móveis modulados, planejados ou sob medida: qual o melhor para mim?

Primeiro é importante que você compreenda as diferenças básicas entre móvel planejado, sob medida e móvel modulado – e assim possa definir o que é mais adequado às suas necessidades.

Os móveis sob medida, como o próprio nome sugere, são aqueles feitos de acordo com a medida do espaço a receber o mobiliário.

O marceneiro, ou outro profissional responsável, irá até o local, colherá todas as medidas e a partir delas projetará e desenvolverá os móveis que funcionem exatamente de acordo com o seu espaço.

Esse tipo de mobiliário geralmente é mais caro, porém oferece mais possibilidades de aproveitamento do espaço e de criação de locais altamente exclusivos, sendo muito recomendados para ambientes pequenos ou com características muito peculiares.

Já os móveis planejados utilizam de alguns móveis pré-fabricados para poder montar o mobiliário do espaço em questão. Por isso, seu valor é um pouco mais atrativo, mas nem sempre é permitida fazer muitas personalizações.

móvel modulado pode também ser usado pelas lojas de móveis planejados, usando alguns itens pré-fabricados, ou ainda serem vendidos diretamente ao consumidor final – permitindo que ele monte do jeito que preferir os seus ambientes.

Assim, de acordo com a medida do seu espaço, você mesmo poderá compor seus ambientes.

A principal diferença entre cada um desses tipos é o investimento e também o tempo de espera, já que os móveis sob medida demandam mais tempo para a sua fabricação, enquanto os móveis modulados já estão prontos.

Para escolher o melhor para o seu caso, você precisa considerar algumas questões, como:

Se você acabou de comprar uma casa, por exemplo, mas ela é pequena e possui algumas características especiais de construção, como vigas em locais difíceis, por exemplo, os móveis sob medida são os mais indicados.

Já se o espaço é fácil de ser aproveitado e você não quer gastar muito, mas ainda deseja ter certo nível de exclusividadeno seu mobiliário, use os móveis planejados.

Agora, se está em busca de mobiliário para um imóvel alugado, ou deseja unir funcionalidade à economia, os móveis modulados são os mais indicados.

Como comprar os móveis modulados?

Depois de toda essa explicação, você já tem certeza de que os móveis modulados são mesmo a melhor escolha para o seu caso?

Então veja as dicas importantes que separamos para que você faça uma compra acertada desses itens!

  1. Meça o ambiente

Antes de qualquer coisa, é muito importante que você tire todas as medidas do espaço a ser mobiliado, não se esquecendo de verificar a altura do pé direito do ambiente e comparando com os módulos escolhidos.

  1. Pense nas suas necessidades

Além das medidas, você também precisa saber qual será o uso dos móveis que você irá comprar.

Se a ideia é mobiliar um quarto de casal, por exemplo, e vocês possuem vários casacos ou roupas que precisam ser penduradas, vale mais a pena investir em cabideiros, do que em gavetas.

  1. Desenhe o espaço

A partir das medidas, faça uma espécie de “planta” do ambiente a ser mobiliado.

Uma dica para facilitar esse momento é converter cada 1 metro em 1 centímetro, assim você terá certeza das medidas corretas do seu projeto.

Por exemplo, se você escolheu em uma loja um módulo de 82 centímetros, no seu desenho ele deverá ficar com cerca de 8 mm.

  1. Analise a configuração

Você poderá fazer várias alterações, modificando os módulos escolhidos e até o local de posicionamento dos mesmos, encontrando a configuração mais adequada para o seu dia a dia.

Sempre tente visualizar o espaço disponível de cada módulo, a fim de se certificar de que haverá lugar suficiente para todos os itens que você terá de guardar.

Em relação às bancadas, por exemplo, também é importante verificar a altura mais adequada para que o seu uso seja facilitado de maneira ergonômica – em especial para ambientes de trabalho.

Móveis modulados: cozinha

As cozinhas são os ambientes que mais costumam se aproveitar dos benefícios dos móveis modulados.

Com a tendência das cozinhas cada vez mais compactas, nem sempre pode ser uma tarefa simples encontrar o mobiliário correto, não é mesmo?

O principal benefício do uso do mobiliário modulado nas cozinhas é a economia, já que você poderá economizar até 90% quando comparado com o valor de uma cozinha planejada, por exemplo.

A primeira dica é sempre tirar todas as medidas do ambiente, inclusive do pé direito – já que é usual que muitas cozinhas contem com armário até o teto.

Não se esqueça de verificar os pontos onde passam os canos e também onde estão as tomadas e os interruptores, de maneira que os módulos não fiquem posicionados sobre esses locais.

Fique atento também aos itens que você irá guardar nos móveis, se precisará de nichos para o micro-ondas e o forninho elétrico, por exemplo, e ainda a quantidade de gavetas.

E, claro, leve em conta também a decoração e o estilo dos móveis modulados, como cor, tipo de pegador e acabamento que mais combinem com a sua casa e com seus gostos pessoais.

Móveis modulados: quarto

O quarto também é um ambiente em que existe muita procura pelos móveis modulados, permitindo economia e funcionalidade.

O mais bacana é que os móveis modulados são muito versáteis e você poderá decorar o seu quarto da maneira que mais gostar.

Novamente considere todas as medidas, a posição dos interruptores e tomadas e a sua necessidade de espaço e de organização.

Se você possui televisão, DVD e outros eletrônicos no quarto é importante garantir que os módulos escolhidos permitem a boa colocação desses itens.

Também é importante não se esquecer do espaço destinado aos calçados, escolhendo um módulo específico para essa finalidade e que fique fácil de ser usado.

As cores devem ser pensadas de maneira a ajudar na sua decoração e também contribuir para o aconchego do ambiente.

Se o seu quarto é pequeno, por exemplo, vale a pena investir em móveis modulares mais claros ou de tons neutros e abusar dos tons mais fortes em outros pontos, como colchas, almofadas, cortinas e tapetes.

Móveis modulados: banheiro

Os banheiros pequenos podem ganhar bastante com os móveis modulados, já que hoje existem várias opções bem bacanas de gabinetes e armários.

A principal dica para esse ambiente é tomar cuidado com a medida certa do gabinete, que deve ser adequada a cuba da sua pia.

E claro, garantir que haja espaço suficiente para guardar todos os seus pertences.

Caso seja necessário, você poderá investir em prateleiras, nichos e ganchos que ajudam a melhorar a organização desse ambiente.

Veja algumas inspirações lindíssimas de ambientes com móveis modulados:

Da sua maneira, na sua medida

Motivos para escolher a projeto moveis

Projetos Editávies

Oferecemos customização verdadeira

Pensando em Você

Ambientes que levam em consideração a circulação e seus equipamentos

Respeitando as Diferenças

Variedades dos materiais fletindo a personalidade dos seus ocupantes

Agilidade

Metodologia e produção automatizada

O QUE FAZ A EXCELÊNCIA DA PROJETO MÓVEIS ?

+
Clientes de sucesso
+
Contatos recebidos pelos clientes
%
Dos clientes nos recomendam

DADOS PARA ORÇAMENTO

Blog

Acompanhe nossas novidades

VER TODAS NOTÍCIAS