Cozinha pequena não é problema: 10 dicas simples para o espaço render.

Com os imóveis diminuindo de tamanho, uma cozinha espaçosa é algo cada vez mais difícil de se encontrar, a gente sabe. Mas, mesmo assim, uma cozinha pequena também pode se transformar em um ambiente cheio de conforto, aromas e sabores. Saiba que, com alguns truques simples de decoração e organização, é possível deixar o ambiente bem organizado. Veja, abaixo, 10 dicas inspiradoras para montar uma cozinha pequena.

1. Armários suspensos

Evite perder espaço com armários grandes demais e que bloqueiam o caminho. Quer dizer que a cozinha precisa ficar totalmente limpa de armários? Nada disso. Você pode optar pelos modelos suspensos, ou seja, que são fixos às paredes e economizam espaço. Se eles forem planejados, melhor ainda!

2. Prateleiras salva-vidas

Uma alternativa ainda mais prática aos armários são as prateleiras. Além de deixar a decoração da cozinha pequena mais estilosa, elas são uma medida simples para poupar espaço. É possível instalá-las sobre a pia, deixando pratos, copos, canecas, utensílios e outros itens sempre ao alcance das mãos. Só é preciso manter as prateleiras organizadas, já que a baguncinha típica da cozinha também ficará à vista.

3. Estantes abertas

As estantes também são uma ótima solução para cozinhas pequenas. De ripas de madeira ou de aço colorido, elas conseguem dar um ar descontraído ao ambiente, sem deixá-lo menor ou muito carregado. Você é quem manda na disposição dos utensílios: dá para colocar na estante aberta pratos, copos e xícaras, alimentos não perecíveis em potes transparentes, de plástico ou vidro; eletrodomésticos pequenos, como o liquidificador e livros de receitas.

4. Em cima e embaixo dos armários

Os móveis da sua cozinha pequena não são planejados? Isso pode ser uma vantagem! Se você notar espaços livres acima e embaixo dos armários, aproveite para colocar caixas plásticas para guardar louças, eletrodomésticos e tudo o que não couber em armários e prateleiras.

5. Ocupe as paredes

Na hora de montar a cozinha pequena, muita gente acaba se esquecendo das paredes. Pode não parecer, mas elas conseguem, sim, ajudar na otimização do espaço. Além de armários e prateleiras, as paredes podem abrigar aqueles pegboards, que ajudam na organização de utensílios, ou barras imantadas para segurar facas e outros acessórios. Acima da pia, por exemplo, é possível instalar barras com ganchos e escorredores para pratos e talheres, que ajudam a poupar o espaço do balcão.

6. Organização é a palavra-chave

Muitas vezes, o que realmente ocupa espaço em uma cozinha pequena é a falta de organização dos itens do dia a dia. Embalagens soltas, panelas perdidas, saquinhos de temperos e outras miudezas podem deixar o cômodo com um visual bagunçado.

O bom é que dá para resolver isso de um modo simples. Caixas organizadoras, por exemplo, dão um jeito na bagunça e deixam a cozinha pequena mais ajeitada. Já para as panelas, o truque é o seguinte: deixe-as guardadas umas dentro das outras, da maior para a menor. Vale o mesmo para os potes de plástico.

7. Ganchos em tudo

Você pode instalar ganchos onde bem entender: na porta dos armários, dentro do balcão da pia, em pegboards (aquelas placas com furos que organizam os utensílios), na geladeira, nas paredes, atrás da porta… Enfim, onde a sua imaginação mandar. É uma boa saída para organizar itens simples do dia a dia, como luvas de borracha, panos de prato e outros.

8. Eletrodomésticos

Não tem jeito: se você precisa montar uma cozinha pequena, é preciso investir em eletrodomésticos que ideais para o espaço. 

9. Cores neutras

Optar por cores claras e neutras ao montar a sua cozinha pode ajudar na otimização do espaço, sabia? Isso porque elas influenciam na iluminação do ambiente, aumentando a sensação de amplitude. Deixe as cores marcantes por conta dos detalhes, como pequenos quadros, adesivos de paredes e outros itens de decoração.

10. Somente o necessário

Por fim, vale fazer uma boa reflexão a respeito do que realmente importa para você na hora de planejar e montar uma cozinha pequena. Lembre-se que, em espaços limitados, menos é mais, por isso, pratique o desapego.

Da sua maneira, na sua medida

Motivos para escolher a projeto moveis

Projetos Editávies

Oferecemos customização verdadeira

Pensando em Você

Ambientes que levam em consideração a circulação e seus equipamentos

Respeitando as Diferenças

Variedades dos materiais fletindo a personalidade dos seus ocupantes

Agilidade

Metodologia e produção automatizada

O QUE FAZ A EXCELÊNCIA DA PROJETO MÓVEIS ?

+
Clientes de sucesso
+
Contatos recebidos pelos clientes
%
Dos clientes nos recomendam

DADOS PARA ORÇAMENTO

Blog

Acompanhe nossas novidades

VER TODAS NOTÍCIAS