Cozinha compacta: Aproveite cada espaço do ambiente.

Um dos grandes desafios encontrados pelos moradores é no momento de decorar uma cozinha compacta. Isso porque, em se tratando de ambientes reduzidos a atenção deve ser redobrada para que os móveis e eletrodomésticos como geladeiras, micro-ondas e fritadeira elétrica inseridos no local, não passem a impressão de um cômodo sufocado.

Logo, para você que está planejando a decoração da cozinha compacta siga nossas cinco dicas a seguir para tornar esse momento ainda mais prático:

1. Aproveite sua cozinha compacta com móveis planejados

A decoração da cozinha simples deve agregar bom gosto e funcionalidade. Assim, é preciso escolher móveis, como bancada de cozinha, cooktops e armários, fabricados com materiais resistentes, com acabamento de boa qualidade e com um design que melhor se adeque ao ambiente. Uma das melhores formas de aproveitar todo espaço de uma cozinha compacta em casa é utilizando móveis planejados especialmente para ela, algo bem comum em cozinha americana pequena.

A vantagem da cozinha pequena planejada é poder otimizar ao máximo o ambiente, utilizando todos os cantinhos da cozinha de maneira funcional e prática. Com uma cozinha planejada você consegue disponibilizar um espaço especial para o micro-ondas e demais eletrodomésticos e investir em projetos de armário de cozinha com portas de correr.

Os móveis planejados também são a grande chance que você tem de externalizar a sua personalidade e deixar a cozinha compacta com a sua cara. Para quem gosta de cozinhar, por exemplo, mesmo que a cozinha seja pequena ela merece ter um balcão para o preparo de refeições e através de um bom projeto, a cozinha compacta com balcão pode-se tornar realidade. 

2. Forme um “triângulo de trabalho” na sua cozinha compacta

Para otimizar o uso de cozinhas planejadas pequenas, forme um “triângulo de trabalho” na hora de planejar a distribuição dos itens no espaço. Esse triângulo imaginário deve ser composto pelo fogão, pia e geladeira, que são os itens mais usados quando cozinhamos.

Porém, evite deixar o fogão e a geladeira lado a lado! Como esses eletrodomésticos alcançam extremos de temperatura, eles podem acabar se deteriorando mais facilmente com essa proximidade. Mantendo os dois longe, você garante maior durabilidade dos itens.

Também é importante escolher modelos de armário de cozinha compacta com portas de correr ou mesmo aqueles modelos de armário de cozinha compacta planejada com portas que se dobram ao meio e abrem para cima, assim quando você estiver trabalhando na cozinha as portas dos armários não atrapalham a circulação pelo ambiente, como na foto abaixo da cozinha decorada com cortina. 

3. Saiba como usar as cores na sua cozinha compacta

Para uma cozinha compacta, utilizar elementos mais claros, como a cozinha compacta branca, é o mais recomendável. Esses tons claros e neutros fazem com que o espaço pareça maior, aumentando a sensação de amplitude.

Porém, se você deseja aplicar cores escuras em sua cozinha compacta, tente buscar um equilíbrio com cores mais claras, além de aproveitar a luz natural ao máximo que conseguir. Para isso, evite bloquear as janelas com geladeira ou armários, por exemplo.

Em uma cozinha compacta branca inserir outras cores é mais fácil, afinal, o branco como uma cor neutra, se harmoniza com mais facilidade a outros tons. Nesse caso, você pode optar por manter o armário de cozinha compacta na cor branca e colocar a cor mais vibrante no balcão, por exemplo, uma cozinha compacta com balcão amarelo para trazer mais luminosidade ao ambiente.

Para quem gosta de uma cozinha moderna e com estilo contemporâneo de decoração, é válido investir em uma cozinha compacta com balcão de cimento queimado e também em micro-ondas e outros eletrodomésticos em inox, trazendo modernidade e sofisticação para a sua cozinha pequena, já se você busca algo mais sofisticado, procure investir em tipos de mármore para a bancada de cozinha.

 

4. Otimize o espaço da sua cozinha compacta

Abuse dos nichos, prateleira de vidro e suportes aéreos! Eles ajudarão a aproveitar o espaço vertical, mantendo a cozinha compacta organizada e até mesmo disponibilizando mais locais para você aproveitar e deixar seus utensílios de cozinha para decorar o ambiente.

A madeira pode deixar o ambiente mais aconchegante, mas é muito importante utilizar apenas material tratado, pois, como o ambiente tem muitas alterações de temperatura, além de ser uma área molhada, a gordura e a sujeira do preparo dos alimentos poderiam danificar os móveis sem acabamento adequado.

A madeira pode ser usada tanto na mesa quanto no balcão da cozinha compacta com balcão e também nas banquetas para cozinha, por exemplo. Também é importante optar por modelos de mesa para cozinha que sejam dobráveis, assim, quando ela não estiver sendo usada em sua totalidade, você pode deixá-la mais compacta e ganhar mais espaço para circular livremente pela cozinha.

 

5. Atente-se quanto a iluminação do ambiente

Em ambientes com espaços reduzidos, sempre que possível opte pela iluminação natural do espaço. Sendo assim, dê prioridade para as janelas presentes no local, mesmo porque, por entre as janelas além de entrar luz natural, irá adentrar também o vento responsável por arejar o cômodo.

Agora, caso o ambiente não disponha de janelas procure investir em luzes artificiais. Lembrando que a dica aqui é optar pelas lâmpadas brancas, pois iluminam melhor o ambiente, principalmente, se forem daqueles de  luminárias de embutir.

Da sua maneira, na sua medida

Motivos para escolher a projeto moveis

Projetos Editávies

Oferecemos customização verdadeira

Pensando em Você

Ambientes que levam em consideração a circulação e seus equipamentos

Respeitando as Diferenças

Variedades dos materiais fletindo a personalidade dos seus ocupantes

Agilidade

Metodologia e produção automatizada

O QUE FAZ A EXCELÊNCIA DA PROJETO MÓVEIS ?

+
Clientes de sucesso
+
Contatos recebidos pelos clientes
%
Dos clientes nos recomendam

DADOS PARA ORÇAMENTO

Blog

Acompanhe nossas novidades

VER TODAS NOTÍCIAS