Como fazer a higienização de móveis em MDF

Grande parte dos móveis fabricados, hoje, utilizam como matéria-prima principal o MDF, uma placa de fibra de média densidade. O MDF nada mais é que uma espécie de compensado de madeira, material considerado mais econômico e ecológico. Além de baratear os móveis, ele também oferece um acabamento bonito e grande praticidade na hora de montar e desmontar as peças.

Atualmente, quase todos os móveis que exigem montagem são fabricados em MDF, incluindo mesas, cadeiras, armários, racks, gaveteiros, etc. Apesar da vantagem econômica e ecológica, o MDF é mais frágil e sensível que a madeira. Por esse motivo, são necessários alguns cuidados para que seu móvel ficar conservado e bonito por mais tempo.

Quer saber como deve ser realizada a limpeza dos móveis em MDF sem danificar o material? Confira as dicas e garanta peças bonitas e perfeitas por muito tempo.

Como fazer a limpeza diária

O segredo para manter seus móveis em MDF sempre bonitos é a limpeza diária. Ela evita o acúmulo de camadas de sujeira, que podem formar crostas e danificar o revestimento dos móveis, causando arranhões ou mesmo manchas de difícil remoção. A limpeza de móveis como armários, gaveteiros e racks, por exemplo, deve ser feita com pano seco, apenas para a retirada da poeira. No caso de móveis localizados na cozinha, que possuam contato direto com alimentos e gordura, é necessária a utilização de um pano úmido para a retirada dos resíduos, sendo que, logo após, é preciso passar na superfície uma flanela seca para não causar o estufamento do material.

Dia da faxina: limpeza quinzenal

Quinzenalmente, recomenda-se uma limpeza um pouco mais pesada para garantir a conservação dos móveis. Utilize uma solução de água com detergente neutro ou sabão de coco, na proporção de um litro de água para cada colher do produto. Umedeça o pano nessa solução e faça a limpeza dos móveis, em seguida seque a superfície e aplique um lustra-móveis à base de silicone incolor, seguindo sempre a textura do móvel para evitar manchas.

Removendo manchas indesejadas

Você tomou todos os cuidados, mas seu móvel não escapou de uma mancha indesejada? Não se preocupe. Seja ela fruto de mofo, gordura ou algum pequeno acidente, ainda há solução.

– Gorduras em geral (margarina, óleos, etc.): utilize um pano umedecido com água e detergente neutro.

– Tintas de caneta esferográfica ou pincel atômico: use um pano limpo com álcool e logo após passe um pano umedecido somente com água.

– Mofo: com o auxílio de um pano limpo aplique uma solução de água com água sanitária (um litro de água e 50ml de água sanitária)

– Esmaltes de unha (seco ou úmido): aplique removedor de esmaltes e em seguida use um pano limpo umedecido com água.

– Manchas escuras (batom, café, mostarda, ketchup, chá): Aplique algumas gotas de detergente neutro diretamente sobre a mancha, deixe agir por dois minutos e em seguida limpe com pano úmido.

O que você nunca deve fazer

Como já mencionado aqui, os móveis em MDF são mais frágeis, portanto há algumas práticas proibidas na hora da limpeza. Confira:

– Não utilize detergentes coloridos.

– Não aplique produtos multiuso e desengordurantes, pois com o tempo eles podem deixar o móvel amarelado.

– Nunca faça a limpeza com materiais abrasivos, como esponjas e espátulas.

– Evite o contato excessivo com água e lustra-móvel e mantenha os móveis longe da umidade.

Da sua maneira, na sua medida

Motivos para escolher a projeto moveis

Projetos Editávies

Oferecemos customização verdadeira

Pensando em Você

Ambientes que levam em consideração a circulação e seus equipamentos

Respeitando as Diferenças

Variedades dos materiais fletindo a personalidade dos seus ocupantes

Agilidade

Metodologia e produção automatizada

O QUE FAZ A EXCELÊNCIA DA PROJETO MÓVEIS ?

+
Clientes de sucesso
+
Contatos recebidos pelos clientes
%
Dos clientes nos recomendam

DADOS PARA ORÇAMENTO

Blog

Acompanhe nossas novidades

VER TODAS NOTÍCIAS