Como escolher a cor dos móveis planejados para sua casa?

É importante saber como escolher a cor dos móveis planejados, e essa não é uma tarefa muito fácil, afinal, além das funcionalidades, combinações, design e integrações com a decoração do ambiente, é preciso pensar ainda no conceito de cada cômodo.

Qual a cor devo encomendar? Que cor vai combinar mais com a decoração do restante do imóvel? Será que uma cor mais clara vai cair bem? Ou uma cor mais escura vai dar mais amplitude para o local? Essas são dúvidas que muitas pessoas têm nesse momento.

A cor dos móveis planejados é um dos principais aspectos que devem ser pensados na decoração. E, como toda decisão, deve ser bem pensada para que não haja arrependidos futuros. Pensando em ajudar você nessa tarefa, preparamos este texto com algumas dicas importantes. Continue acompanhando e veja como escolher a cor do seu móvel planejado! Boa leitura!

QUAL O IMPACTO DAS CORES NA DECORAÇÃO?

O significado e impacto das cores na decoração é muito importante, sobretudo quando falamos sobre um móvel planejado que pode integrar todo o ambiente. A combinação de cores dentro da decoração é essencial para criar ambientes alegres, harmoniosos, aconchegantes, sofisticados, divertidos, calmos e discretos.

Uma casa ou apartamento bem decorado e com a aplicação correta das cores, levando em conta a sua saturação e luminosidade, certamente reflete a personalidade do dono do imóvel. O uso correto das cores pode trazer resultados bem relevantes, como: elevar a moral dos moradores, aumentar o desempenho nas atividades, aumentar ou reduzir a intensidade de luz, reduzir o esforço visual, reduzir ou ampliar os espaços e muito mais.

As cores dos móveis planejados da cozinha, por exemplo, precisam tornar o ambiente autêntico, aconchegante e combinar com a personalidade dos moradores. É importante ter em mente que diversos fatores influenciam na escolha das cores, como a harmonia com a decoração de outros cômodos, o tamanho do ambiente, estilo, personalidade, tendências etc.

É PRECISO SEGUIR AS TENDÊNCIAS?

Bom, sabe-se que as novidades oferecidas são várias e acabam enchendo os olhos das pessoas que amam novas tendências de decoração. No entanto, é preciso ter cuidado e ficar atento: se você gostou de alguma novidade, idealize como aquele móvel e aquela cor escolhida vai ficar na sua casa.

Analise, por exemplo, se a cor que é tendência no momento não vai poluir a visão, deixando o ambiente mais pesado. As tendências existem e são belas, obviamente, mas é importante sempre considerar as suas preferências. Jamais invista em algo só por estar na moda, certo?

COMO ESCOLHER A COR DOS MÓVEIS PLANEJADOS?

Veja, a seguir, algumas dicas que vão ajudar você a escolher a cor do móvel de todos os ambientes planejados da sua casa!

USAR CORES MAIS CLARAS NO BANHEIRO

Quando você pensa em limpeza e em higiene quais cores vêm a sua mente? São as tonalidades claras, não é? Bom, o banheiro não é um cômodo que guarda muitos segredos, pois para manter o conceito de higiene e de limpeza, basta optar pelas cores claras. Além disso, você pode mesclar variações distintas do mesmo tom para não deixar muito repetitivo, enfim, o ideal é que haja sempre muita clareza no ambiente.

Creme, branco, bege, cinza, azul e verde claros são excelentes opções para iluminar esse ambiente e deixá-lo maior aparentemente. As cores escuras, como o azul-escuro e o preto, por exemplo, quando aplicados nos móveis planejados do banheiro, além de reduzirem a luminosidade e de ocultarem a sujeira, visualmente acabam diminuindo o espaço do banheiro que normalmente já é pequeno. Então, se desejar usar cores escuras, utilize-as em pequenos detalhes.

USAR CORES NEUTRAS E QUE ESTIMULEM A TRANQUILIDADE NO QUARTO

Quando o assunto são as cores para os móveis do quarto, não poderia existir escolha mais pessoal, afinal, os moradores devem se basear em seus gostos e em suas preferências. Apesar disso, algumas dicas podem facilitar muito essa decisão. Antes de tudo, é preciso considerar a sensação que se quer passar com o ambiente e verificar até mesmo como as pessoas da casa dormem.

A decoração com cores neutras para o quarto é um modo inteligente de tornar o local mais relaxante e mais calmo. São tons que trazem em sua composição um toque de delicadeza, de sutileza e até mesmo as características de discrição dos donos do imóvel.

Um ótimo exemplo para você poder ter essa noção é quando visita um showroom decorado de apartamentos que estão à venda. O objetivo da construtora ao utilizar essa palheta de cores é mostrar ao público consumidor que o ambiente traz segurança e tranquilidade para o seu futuro morador.

MESCLAR CORES CLARAS E ESCURAS NOS MÓVEIS PLANEJADOS DA COZINHA

Bom, a cozinha é um dos ambientes que os moradores mais utilizam em uma residência e a boa iluminação é uma das suas principais características. Neste sentido, é fundamental escolher tonalidades mais neutras e claras para que a iluminação seja mais presente no ambiente, como branco, ocre, cinza, bege etc.

Apesar disso, é importante saber que as tonalidades mais escuras também podem ser usadas nos móveis planejados da cozinha, inclusive precisam ser usadas para que seja possível manter um equilíbrio no ambiente.

CONSIDERAR A COR DO PISO NA ESCOLHA DA COR DO MÓVEL PLANEJADO

Um dos grandes destaques do ambiente é o piso, uma vez que cobre toda a extensão do espaço. Por esse motivo, é muito importante tentar harmonizá-lo com os tons dos móveis planejados. Uma dica valiosa é utilizar cores contrastantes, mas que conversam entre si.

Invista, por exemplo, em um chão claro e em móveis planejados pretos, pois pode ser uma ótima escolha para a cozinha e para a sala de visitas, trazendo um ambiente com bastante estilo e extremamente elegante. Escolher tons contrastantes vai exaltar o piso e os móveis planejados, o que ajuda a definir o ambiente e dar destaque para o que tem de melhor no cômodo.

ESCOLHER ENTRE O USO DO BRILHO OU MATE DE ACORDO COM O AMBIENTE

Você pode escolher várias opções de acabamento dos móveis planejados, personalizando-os em brilho ou em mate, por exemplo, dependendo, é claro, do seu gosto pessoal.

No quarto, você pode utilizar acabamento mate para evitar muitos reflexos da luz, enquanto nos ambientes menores, como o banheiro, utilizar o brilho ajuda a aumentar a impressão do espaço por causa desses reflexos.

Quem quer ter um espaço bem acolhedor, em que a sofisticação e o requinte são uma grande marca, optar por coberturas foscas tende a ser a escolha mais acertada. Afinal, uma quantidade menor de brilho vai garantir a você uma maior sensação de conforto, de leveza e de delicadeza.

Da sua maneira, na sua medida

Motivos para escolher a projeto moveis

Projetos Editávies

Oferecemos customização verdadeira

Pensando em Você

Ambientes que levam em consideração a circulação e seus equipamentos

Respeitando as Diferenças

Variedades dos materiais fletindo a personalidade dos seus ocupantes

Agilidade

Metodologia e produção automatizada

O QUE FAZ A EXCELÊNCIA DA PROJETO MÓVEIS ?

+
Clientes de sucesso
+
Contatos recebidos pelos clientes
%
Dos clientes nos recomendam

DADOS PARA ORÇAMENTO

Blog

Acompanhe nossas novidades

VER TODAS NOTÍCIAS