7 dicas para sua sala pequena parecer muito maior.

1. Use sofás com pés

O sofá é o principal móvel de uma sala e quanto mais volumoso, maior o incômodo visual que ele pode causar num ambiente muito pequeno. Só o fato de ter pés aparentes que tirem o móvel do chão já é suficiente para dar mais fluidez ao espaço.

Como os pés palito estão super em alta, essa é uma boa oportunidade para apostar nessa tendência e ainda trazer conforto visual para sua sala pequena. Além de disfarçar o tamanho diminuto, um sofá com pés palito ainda vai deixá-la muito mais charmosinha.

2. Prefira tapetes grandes

Num primeiro momento, a ideia de usar alguma coisa grande num ambiente pequeno pode não fazer sentido, mas o tapete é parte da área do piso, então quanto maior, mais uniformidade visual ele vai passar para a sala. Tem uma regrinha de moda que exemplifica bem essa dica. Uma calça cigarrete (aquela que deixa a canela à mostra) cria um volume visual que é bem diferente de uma calça comprida, que alonga a silhueta, certo?

Quando um tapete “para” na frente do sofá, ao invés de entrar debaixo dele, cria-se uma descontinuidade visual que ressalta as dimensões do ambiente. Mas quando o tapete avança para debaixo dos móveis, é como se ele estivesse “alongando a silhueta” do piso, sem deixar a gente notar que aquela área é pequena.

3. Tire o que puder do chão

Novamente a questão da área do piso dando a ideia de continuidade. Quanto mais você vê, maior o ambiente parece. Então, o que for possível de sair do chão, prenda nas paredes. Prateleiras, revisteiros e até mesinhas laterais podem deixar seus espaços originais no piso e ficar suspensos.

Só cuidado com as profundidades do que você prende na parede, porque móveis muito volumosos darão justamente o efeito contrário: a sala vai parecer abarrotada. No caso das prateleiras, o ideal é usar de 20 centímetros pra menos.

4. Evite estampas grandes nas paredes

Não é problema usar papel de parede ou tecido estampado nas paredes, mas é preciso saber fazer isso de maneira que a estampa não cause confusão visual naquele ambiente.

Por isso, no caso de uma sala pequena, evite usar a mesma estampa em todas as paredes, principalmente se a padronagem dela for muito muito grande e colorida. Tecidos como a chita entram nesse caso; se você quiser muito usar uma estampa assim na sua sala, ponha em apenas uma parede e nas demais, use uma cor que combine com o tecido escolhido, criando um tom sobre tom.

5. Mobílie a sala pequena usando só o necessário

Quem acompanha o blog há tempos sabe que essa dica não é novidade por aqui. Bato sempre na mesma tecla porque vejo muita gente querendo fazer coração de mãe em ambientes pequenos, insistindo que sempre vai caber mais uma coisinha.

O fluxo na sua sala pequena vai ser muito mais prático e funcional se você equipá-la com o menor número de móveis possível. É muito difícil andar num ambiente cheio sem se esbarrar ou dar a passagem para outra pessoa poder se movimentar ali dentro.

Usar somente o necessário é até uma prova de bom gosto, porque quem realmente quer ser elegante não ostenta tudo que tem. E nem vou cair no já batido menos é mais, mas ter apenas aquilo de que você realmente precisa é fundamental para não sobrecarregar o ambiente.

6. Na dúvida, use uma paleta mais calma

Não é proibido usar cores fortes em ambientes pequenos, mas é preciso saber fazer isso. O ideal é você pedir orientação a um arquiteto ou designer de interiores, mas na dúvida, opte por uma paleta mais tranquila.

7. Iluminação natural: quanto mais, melhor

Mesmo que você siga à risca todas as dicas anteriores, uma sala naturalmente escura pode botar tudo a perder. Se você mora em apartamento, use cortinas bem levinhas, como um voal ou persianas de tela solar, que barram os raios UV mas permitem a entrada de luz. Não use tecidos pesados, muito menos com blackout.

E uma dica extra: se seus móveis e paredes são claros, a entrada da luz natural vai ser refletida por essas superfícies de maneira mais eficiente do que se eles forem escuros. Isso vai aumentar a amplitude do cômodo e fazer ele parecer ser ainda maior.

 

Da sua maneira, na sua medida

Motivos para escolher a projeto moveis

Projetos Editávies

Oferecemos customização verdadeira

Pensando em Você

Ambientes que levam em consideração a circulação e seus equipamentos

Respeitando as Diferenças

Variedades dos materiais fletindo a personalidade dos seus ocupantes

Agilidade

Metodologia e produção automatizada

O QUE FAZ A EXCELÊNCIA DA PROJETO MÓVEIS ?

+
Clientes de sucesso
+
Contatos recebidos pelos clientes
%
Dos clientes nos recomendam

DADOS PARA ORÇAMENTO

Blog

Acompanhe nossas novidades

VER TODAS NOTÍCIAS