3 dicas para a elaboração de armários planejados

Na hora da reforma ou de fazer mudança, a busca pela praticidade é quase obrigatória. Afinal, de que adianta pensar em toda a decoração da casa se o resultado final não for um espaço organizado? Nesse cenário, um bom planejamento é essencial e, para atingir as suas expectativas, é importante que tudo seja bem alinhado.

Nos quartos, por exemplo, os armários planejados podem ser excelentes escolhas para quem busca ambientes simples e funcionais. Mas você sabe o que são esses móveis, quais as suas vantagens e qual a melhor forma de escolhê-los?

Neste post, daremos essas informações e ainda três dicas de como ter sucesso na elaboração de armários planejados para o seu lar. Continue a leitura e fique de olho!

O que são os armários planejados?

Móveis planejados são feitos sob medida. Ao optar por eles em vez do mobiliário de pronta-entrega (ou seja, que já está disponível nas lojas para instalar em casa), você estará escolhendo uma peça personalizada e de acordo com as suas necessidades.

Mas é preciso cuidado! Muitas vezes, esses armários não podem ser reaproveitados. Como eles são construídos exatamente no formato que você precisa, é difícil que eles sirvam na nova casa quando se mudar. Por isso, é muito importante fazer um planejamento impecável para não se arrepender. Falaremos mais sobre isso em breve.

Quais são as vantagens e desvantagens?

Há benefícios e contratempos relacionados aos armários planejados. Assim, a decisão final ficará de acordo com a sua demanda. Será que esses móveis são capazes de atendê-la? Descubra agora.

1. Espaço funcional e organizado

Ter um móvel feito especialmente para as suas necessidades já é uma grande vantagem. Mas os benefícios vão além disso, em especial nos quartos — que costumam ser cômodos menores e mais difíceis de decorar.

Seu cantinho deve ser confortável, aconchegante e relaxante. Por isso, ao optar por essas peças, você garante que ele fique bem-arrumado, organizado e fácil de transitar.

Portanto, essa aquisição traz funcionalidade a cada um dos móveis em qualquer espaço de sua casa, uma vez que você pode projetá-los para atender perfeitamente a todas as demandas dos moradores.

2. Personalização

Nem sempre conseguimos dar de cara com um móvel pronto e sentir que aquele é o item exato que procurávamos para nosso lar. Dependendo dos seus planos para o móvel, do espaço disponível ou até mesmo do seu estilo, um armário planejado pode ser a única (ou, pelo menos, melhor) forma de conquistar aquele do jeitinho que você deseja.

Com isso, você garante personalidade para o seu lar, já que ninguém mais terá um armário como o seu. Então, depois de analisar com cuidado o local em que ele ficará e o que será guardado no móvel, solte a imaginação e pense nas cores, formatos, revestimentos e demais características importantes.

3. Melhor aproveitamento do espaço

Os móveis em pronta-entrega são desenhados com um uso geral em mente, para que o maior número possível de pessoas possa fazer proveito deles. Assim, a maioria das mudanças diz respeito ao estilo e às cores, não tanto ao formato.

Já com os armários planejados, é possível encomendá-los do formato e do tamanho que quiser. Outra vantagem disso é que dá para aproveitar cada canto disponível do ambiente, além de desenhar peças multifuncionais para armazenar tudo o que quiser.

4. Impossibilidade de reaproveitá-los em caso de mudanças

A principal desvantagem dos móveis planejados é, sem dúvidas, o fato de que eles são desenhados para ficarem em um lugar específico, com medidas e formas únicas. Ou seja, é pouco provável que seu armário personalizado possa ser reaproveitado caso você e sua família se mudem.

O mesmo vale para alterações na disposição dos móveis dentro da sua própria casa, já que ficará bem mais difícil achar outro local em que o armário planejado caiba, até mesmo dentro do cômodo ou imóvel em que ele já se encontra.

Portanto, para que você realmente aproveite todas as vantagens dos móveis planejados, é fundamental se organizar e pensar em longo prazo. Caso você pretenda se mudar logo ou adquira um armário desses de maneira impulsiva, você logo se arrependerá da decisão.

5. Preço elevado

Quando você se organiza com cuidado e escolhe os móveis planejados que são de fato as melhores opções, o preço elevado desse tipo de peça apresenta um custo-benefício bem mais interessante do que o de itens de pronta-entrega.

Afinal, você terá algo alinhado ao que procura, que será bem aproveitado em longo prazo e que está de acordo com as necessidades e o estilo do seu lar.

Por outro lado, caso compre armários planejados sem pensar muito na escolha deles, o valor alto pode ser apenas mais uma dor de cabeça.

Como elaborar armários planejados?

Agora que você já os conhece melhor, veja abaixo nossas três dicas para acertar na elaboração de armários planejados.

1. Pesquise suas opções

Essa é uma dica fundamental para qualquer aquisição na sua casa. Antes de comprar o primeiro armário que encontrar pela frente, faça uma boa pesquisa de preços, peça referências de bons profissionais e verifique quais materiais são duráveis.

Essa análise é importante para que, no futuro, você não se prejudique em nenhum aspecto — seja financeiramente ou pela qualidade do produto adquirido.

2. Analise seu espaço

Se os armários são planejados, é essencial se programar antes de solicitá-los. Para isso, faça uma análise de seus cômodos, tirando todas as medidas, mesmo daquele cantinho em que aparentemente não cabe nada.

Além disso, não se esqueça de conferir o que pretende guardar, pois a sua necessidade vai guiar boa parte do projeto. Se você precisa armazenar cobertores e roupas de cama, por exemplo, o armário deve ser amplo. Por outro lado, um local para os sapatos pode ter compartimentos menores a fim de acomodar um par de cada vez.

3. Pense nos móveis que você já possui

Ao escolher o material e a cor de seus armários planejados, não deixe de considerar os móveis e peças decorativas que você já possui em casa. É imprescindível saber harmonizar as paletas de cores dos cômodos.

Os revestimentos também não podem ficar de fora. Leve-os em consideração para que as combinações de tons não “briguem”. Dessa maneira, você garante um resultado final funcional e esteticamente agradável, com tudo dentro do seu estilo.

Esperamos que nossas dicas sobre elaboração de armários planejados tenham sido úteis! E se você tiver mais dúvidas ou sugestões sobre o assunto, aproveite para deixar seu comentário aqui no post e participar da conversa com a gente!

Da sua maneira, na sua medida

Motivos para escolher a projeto moveis

Projetos Editávies

Oferecemos customização verdadeira

Pensando em Você

Ambientes que levam em consideração a circulação e seus equipamentos

Respeitando as Diferenças

Variedades dos materiais fletindo a personalidade dos seus ocupantes

Agilidade

Metodologia e produção automatizada

O QUE FAZ A EXCELÊNCIA DA PROJETO MÓVEIS ?

+
Clientes de sucesso
+
Contatos recebidos pelos clientes
%
Dos clientes nos recomendam

DADOS PARA ORÇAMENTO

Blog

Acompanhe nossas novidades

VER TODAS NOTÍCIAS