10 Dicas de Decoração de Home Office.

Em tempos de pandemia, o trabalho remoto, ou muito chamado o home office, tornou-se a alternativa mais segura para qualquer pessoa, passando a ser uma realidade na vida de muita gente. E acredite: essa mudança veio para ficar!

Por isso, se você está querendo investir no seu home office, deixando esse espaço mais prático, confortável e organizado, veja aqui essas 10 dicas imperdíveis para decorar seu home office.

Se já faz toda diferença morar numa casa bonita, aconchegante e funcional, imagina só o que a decoração pode fazer pelo seu cantinho de trabalho!

1- Priorize privacidade e conforto

Antes de sair escolhendo o lugar da casa onde vai ficar o home office, pense sobre essas perguntas: Quem vai usar esse espaço? Quantas pessoas vão trabalhar ao mesmo tempo? O que ele precisa ter para atender suas necessidades?

Home office precisa ser um ambiente calmo, reservado e confortável, independente se você vai usá-lo para estudar, trabalhar ou criar.

Assim, pode parecer uma boa ideia criar uma bancada compartilhada pelo casal, até o dia em que os dois precisarem fazer uma videoconferência ao mesmo tempo.

Ou então aquela imagem incrível do Pinterest de escritório super compacto pode se tornar um pesadelo se você perceber que lá não cabe o básico que você precisa.

É claro que, na maioria das vezes, não dá pra ter tudo: alguma coisa vai ficar de fora, então você vai ter que priorizar o que é mais importante.

2- Escolha a mesa ideal

mesa de trabalho pode ser de vários tipos: escrivaninha, tampo com cavaletes, móvel planejado. A escolha vai depender muito do seu estilo, e também das suas necessidades. Prefira sempre posicionar a mesa próximo à janela, para ter uma boa iluminação no plano de trabalho.

Quanto ao tamanho da mesa, é importante definir o espaço que você precisavai usar notebook ou monitor? Você usa outros materiais, como folhas de papel, livros ou pastas? Não adianta você comprar a mesa só pensando em caber no espaço se depois ela ficar pequena e desconfortável para você.

Se você usa monitor, garanta que tenha espaço na mesa para colocar mouse e teclado no mesmo nível, e que a tela fique a pelo menos um braço de distância dos seus olhos.

Veja também a altura da mesa, para que a sua visão fique na altura do topo da tela ou mais alta. Se você optar em ter uma TV no home office, é importante pensar na posição e no tamanho da mesa, para que a TV fique com uma distância confortável (isso vai depender também do tamanho da tela que escolher).

3- Invista em uma cadeira confortável

postura durante o trabalho é importantíssima, pois vai prevenir que você sofra lesões a longo prazo. Por isso, vale a pena investir em uma cadeira ergonômica, com opções de regulagem e muito conforto.

Principalmente se você passa um bom tempo na frente do computador, é importante que ela tenha encosto macio para as costas, apoio para os braços, assento confortável, rodízios para facilitar a movimentação e regulagem de alturas.

Mas se você odeia essas “cadeiras de escritório” e quer ter no seu home office uma cadeira de design, diferente e cheia de personalidade, escolha uma que seja o mais confortável possível. Prefira as de encosto e assento estofados, e não compre antes de testar a altura: sente na cadeira e veja se, com as costas apoiadas no encosto, você consegue apoiar os pés inteiros no chão.

4- Garanta uma boa iluminação

Um ambiente bem iluminado é fundamental para promover conforto e produtividade no seu trabalho, pois ajuda a concentração e melhora a visão. Por isso, prefira espaços com janela e boa iluminação natural, com a mesa próxima à entrada de luz.

Mas cuidado com o excesso de luz, principalmente se você usa computador: o ofuscamento prejudica a visão da tela, e a luz direta pode danificar a máquina. Portanto, invista em cortinas para controlar a luminosidade e garantir o seu conforto.

Quanto à luz artificial, prefira luz branca no cômodo, que aumenta a atenção. Se o ambiente do seu home office tem pouca luz, invista em luminárias de mesa, que garantem uma boa iluminação focada no plano de trabalho.

5- Utilize utensílios de organização

Um espaço organizado é essencial para aumentar a produtividade no trabalho, a concentração nos estudos e até a criatividade. Existem muitas formas de organizar o seu home office, com praticidade e beleza.

Prateleiras e nichos suspensos são ideais para espaços pequenos e para quem quer economizar. Se você gosta de ter os seus livros sempre à mão e curte misturar peças de decoração no seu espaço de trabalho, essa é uma boa opção para deixar seu home office mais prático e bonito.

Agora, se você tem muito material para guardar e quer esconder a bagunça, pode optar por um armário. Dependendo do espaço que você precisa, ele pode ser alto, tipo bancada ou suspenso na parede. Você acha os modelos de armário para escritório muito sem graça? Experimente reformar um móvel antigo, ou comprar um buffet estiloso para organizar e decorar o home office.

6- Use objetos práticos e criativos

Agora que você já tem os móveis principais, capriche nos objetos e acessórios, escolhendo peças úteis que também sirvam de decoração. Porta-lápis, caixinhas e cestos são ótimos para organizar as pequenas coisas, enquanto lousas e murais servem tanto para planejar quanto para decorar e dar personalidade.

Uma luminária legal vai trazer luz e estilo ao seu espaço. Ela pode ser de mesa, mas pode também ser de parede ou de piso se quiser liberar mais espaço.

Use tecidos para deixar o home office mais aconchegante: tapete e almofadas trazem conforto e aquecem o espaço, enquanto a cortina ajuda a controlar a luz natural.

7- Acerte nas cores do home office

Segundo a cromoterapia, as cores influenciam diretamente no nosso estado de espírito. Então, dependendo do que você quer que o seu home office inspire, pode usar a energia das cores para transmitir sensações. Por exemplo:

vermelho, laranja e amarelo são estimulantes, despertam e levam à ação, favorecendo a criatividade. Porém, podem aumentar a ansiedade e dificultar a concentração, então devem ser usados com cautela.

Existem muitas maneiras de colocar cor no seu home office, como pintar as paredes ou usar papel de parede, por exemplo. Mas você pode usar cor também no mobiliário, no tapete, nos objetos e peças de decoração. Desse jeito, você tem mais liberdade para brincar com as combinações.

Se ficar na dúvida na hora de escolher, não vacile: escolha aquela cor que mais gosta. Clara ou escura, estimulante ou relaxante, é a sua cor preferida que vai trazer mais satisfação ao seu espaço.

8- Deixe o espaço com a sua cara

Existem muitos estilos possíveis para o seu home officeclean e moderno, madeirado e aconchegante, minimalista, cool, arrojado… Além de pensar no estilo que você quer, pense nos objetos que vão deixar o espaço com a sua cara.

9- Coloque plantas na decoração

As plantas são decorativas, inspiram bem-estar e vivacidade. Por isso, são ótimas pedidas para o home office. Se o seu cantinho não tem muita luz, escolha plantinhas de sombra. Existem muitas espécies que são ideais para ambientes internos, e que também não precisam de tanta água.

10- Aproveite pequenos espaços

Você não tem um cômodo na sua casa só para o home office? Não tem problema, é possível criar um espaço bem legal e compacto, que caiba junto com algum outro ambiente ou mesmo que ocupe um “canto morto” da sua casa.

Uma solução muito comum é fazer o home office na sala, dividindo o espaço de estar ou de jantar. A vantagem é que a sala costuma ser o cômodo mais amplo da casa, então acomodar o home office geralmente é possível. A desvantagem é que, se outras pessoas também usam o espaço, pode atrapalhar um pouco a concentração.

 

Da sua maneira, na sua medida

Motivos para escolher a projeto moveis

Projetos Editávies

Oferecemos customização verdadeira

Pensando em Você

Ambientes que levam em consideração a circulação e seus equipamentos

Respeitando as Diferenças

Variedades dos materiais fletindo a personalidade dos seus ocupantes

Agilidade

Metodologia e produção automatizada

O QUE FAZ A EXCELÊNCIA DA PROJETO MÓVEIS ?

+
Clientes de sucesso
+
Contatos recebidos pelos clientes
%
Dos clientes nos recomendam

DADOS PARA ORÇAMENTO

Blog

Acompanhe nossas novidades

VER TODAS NOTÍCIAS